Diana, é preciso reescrever todos os processos para a nova versão da ISO:9001:2015?

Conetados;

Estava aqui vendo nas caixas de mensagens as dúvidas e sugestões dos conectados e a pergunta que tem sido mais comum entre todos é:

Preciso apagar meu antigo Sistema ISO 9001:2008?

Não! Não Precisa!!

Mais então o que temos que fazer?

Apenas precisamos readequar os procedimentos já existentes e escrever novos atualizando ao conteúdo a nova versão que veio com 2 pontos de muita relevância para mim que atuo como consultora, auditora e instrutora há 17 anos somando tudo entre as aulas de ferramentaria no SENAI em 1990  se vão aí quase 28 anos vendo gestão da qualidade nas industriais e prestadoras de serviço!

Antes de mais nada vamos entender as mudanças que não foram bem mudanças foram re-organização de requisitos e esclarecimentos de outros como por exemplo, requisito de compra na antiga versão da norma havia citação de controle de terceiros no item 4 e agora está finalmente item 8 ou seja, tudo envolve compras inclusive do fornecedor de serviço precisa ser adequado aos padrões de controle de qualidade definidos desde a entrada até a saída.

Então, voltando as duas mudanças que eu acredito serem de relevância:

1* Foram os Princípios da Gestão:

Eu desenhei essa tabela pra ficar mais fácil o entendimento:

Notem que  os item 4 e 5 viraram só um! Ufa! Finalmente O Sistema de Gestão da Qualidade vai andar com todo o processo não será mais separado de ninguém!!!!

O 2* item é a Estrutura Organizacional da Norma,  quem tem intimidade com a norma Anterior consegue notar que é uma grande reorganização veja na tabela abaixo em que também criei com base nas minhas avaliações e estudo as mudanças e ví que mais uma vez há adequações:

Um Detalhe essa estrutura de 1 a 10 é chamado SL  para haja padrão entre as normas e elas sejam integráveis e possível monitorar um sistema robusto e coerente para todos os envolvidos.

Agora o item de maior importância: A validade do certificado da empresa, então verifique no certificado a data de vencimento:

Exemplos:

  • O certificado vence dia 15/06/2017 – A Auditoria para renovação deverá ser feita já na versão 2015.
  • O certificado vence dia 15/06/2018 – porém ainda tem uma auditoria de manutenção em 20/11/2017 ela poderá ainda ser na versão 2008. Porém, em 15/06/2018 já deverá ser na versão 2015.
  • O Certificado vence dia 12/12/2018 – Ele está inválido desde 09/09/2018.

 

Há muitos outros pontos que foram readequados mais vamos falando em outros textos e em nossos treinamentos. Site da SantaISO

Conectados, estou super disponível para atende-los seja na consultoria para adequações do sistema de gestão da qualidade,  dúvidas, sugestões e melhorias de processo podemos nos conectar:

Via e-mail: comercial@consultoriasantaiso.com.br

Via Skype: Diana Diretora SantaISO.

Via WhatsApp: 11-96577-5669

Via Fone: 11 -2375-1828

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: