O que você precisa saber sobre a ISO 37001 e por que contratar uma consultoria para orientação

A Operação Lava Jato e a pro­mulgação da Lei Anticorrupção, em meados de 2013, deram impulso à aplicação de programas de complian­ce, co­mo são chamadas as prá­ticas que visam garantir o res­peito às normas e impedir desvios éticos no interior das corporações e também no rela­cionamento com fornecedo­res e consumidores. Única referência de certificação de compliance no mundo, a norma ISO 37001 contém ferramentas capazes de coibir suborno e práticas de corrupção.

A ISO 37001 chegou em 2016 e  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é quem gerência conteúdo e revisões por intermédio de um comitê que envolve profissionais da áreas de compliance.

Desde então, tem sido cada vez mais adotada pelas empresas como diferencial e garantia de integridade, sobretudo nas corporações que se relacionam com o poder público. A certificação é exigida nas licitações, mas a tendência é que, em breve, se torne obrigatória para participação nos certames e em entre empresas privadas.

Os empresários perceberam que o compliance é necessário quando a empresa negocia com o governo, mas não só nessas circunstâncias. Afinal, suborno e corrupção podem ocorrer em uma relação entre duas empresas privadas – quando, por exemplo, um comprador recebe ‘bola’ para escolher determinado fornecedor.

A ISO 37001 é aplicável a todo tipo de empresa, independentemente do porte e de sua atividade. A adequação começa com a escolha de uma consultoria com expertise para orientar a companhia a implementar os controles anticorrupção previstos na norma. O processo inclui diagnóstico, designação de supervisores, realização de entrevistas, treinamentos, fiscalização e auditorias, bem como a adoção de critérios para a escolha de parceiros comerciais, entre outras ações.

Vale a pena destacar que a consultoria pode ser prestada remotamente. A possibilidade de realizar o processo de forma não presencial é uma possibilidade importante, tendo em vista o cenário de recrudescimento da pandemia. Essa fase pode durar de três meses a um ano, dependendo do porte da empresa e do número de funcionários.

Após a conclusão do processo, a empresa estará apta a ser auditada por uma certificadora acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), a qual concede o selo que garante a credibilidade do processo.

É bom ressaltar que a certificação é algo possível de conseguir e que é o único com garantia para o mercado outros não são aceitáveis por não terem acreditação e o respaldo do INMETRO e, por isso, não garantem à empresa seu objetivo, que é fornecer ao governo.

A SantaISO oferece consultoria completa para a implementação das medidas antissuborno e anticorrupção previstas na ISO 37001. A equipe de experientes consultores da empresa é capaz de identificar eventuais desvios éticos até mesmo na fase iniciais do processo de adequação. Por exemplo, um comprador que revele, durante a entrevista, que dispensa contratos com fornecedores ou não faz cotações pode estar dando “indícios” de eventuais irregularidades.

Outro ponto a ser destacado é que a ISO 37001 é facilmente integrável a outros sistemas de gestão eventualmente implementados pela empresa, como o ISO 9001 – podendo, inclusive, usar ferramentas criadas para outras normas, como a auditoria interna. A SantaISO também oferece consultoria completa para implementação das normas ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (ges­tão ambiental) e ISO 45001 (saúde e segurança ocupacio­nal), entre outros serviços. Mais informações pelo telefone (11) 94043-0012 ou pelo site consultoriasantaiso.com.br.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: